A saúde do corpo começa pela boca

Odontologista alerta para a importância da prevenção da saúde bucal

O cuidado com o corpo é essencial para uma boa qualidade de vida. Mas você imagina que a saúde começa pela boca? Manter os dentes limpos evita problemas como tártaro, gengivite, periodontite, cárie e outras doenças. Além disso, proporciona hálito puro e um sorriso bonito.

A prevenção da saúde bucal é a forma menos dolorosa e mais econômica de cuidado. “Os cuidados diários evitam que problemas dentários se tornem graves. Escovar os dentes e usar o fio dental são hábitos que devem ser incentivados desde pequenos, já que a criança torna isso parte da rotina e leva isso para a vida adulta”, afirma Dr. Danilo Nunes, odontologista e diretor da clínica Allegri odontologia da família.

Os cuidados são simples podem ser facilmente adotados. Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia, no café da manhã, almoço e jantar – o fio dental você pode usar uma vez ao dia. Já o enxaguante bucal deve ser usado para eliminar as bactérias responsáveis pela placa bacteriana e mau hálito.

Outra dica valiosa para cuidar da saúde bucal é o consumo correto dos alimentos. “As frutas como o morango, possuem vitamina C que combate o acumulo de placa bacteriana e é rico em ácido málico, que possui efeito adstringente – prevenindo manchas amareladas”, afirma o especialista. Dr. Danilo ainda aponta que o ideal é consumir alimentos com textura mais dura. “Esse é o caso da cenoura, que ao morder ela crua ela raspa aplaca bacteriana e ajuda na remoção de partículas presa nos dentes”, conclui o Odontologista.

Fonte: www.segs.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *