Cadeirinha de carro para um transporte seguro das crianças

O dispositivo de retenção infantil, mais conhecido como cadeirinha, é essencial para a segurança das crianças nos veículos

De acordo com uma pesquisa do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, o acessório reduz o risco de morte dos passageiros de carro em 71%, no que se refere aos bebês, e em 54%, quando se trata de crianças de um a quatro anos.

No Brasil, os resultados também são positivos. Para se ter uma ideia, durante o primeiro ano da Lei da Cadeirinha – em vigência desde junho de 2010 -, o número de mortes de crianças com até 10 anos em acidentes de trânsito diminuiu 23%. Ela é tão importante para a segurança dos pequenos que é essencial que os pais saibam como escolher o modelo mais adequado para o seu filho e quais são os cuidados necessários na instalação.

Os grupos de cadeirinha
De acordo com o a engenheira Milene Cleto, técnica da divisão de programas de avaliação da conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), as cadeirinhas são classificadas segundo o grupo de massa. “Esse critério envolve o peso, a idade e o tamanho aproximado da criança. Mas, o peso é o quesito mais relevante”, explica Cleto.

Os tipos de dispositivos de retenção infantil disponíveis estão divididos em:

Grupo 0: este bebê-conforto é voltado para bebês de até 10 quilos, altura aproximada de 0,72 cm e até 9 meses de vida;
Grupo 0+: este outro modelo de bebê-conforto é destinado a bebês de até 13 quilos, com altura de 0,80 cm e até 12 meses de vida;
Grupo 1: esta cadeirinha é indicada para crianças de 9 a 18 quilos, cerca de um metro e idade até 32 meses;
Grupo 2: esta cadeirinha ou assento de elevação é voltado para crianças de 15 a 25 quilos, 1, 15 metro e com idade de até 60 meses;
Grupo 3: é voltado para crianças que pesam entre 22 e 36 quilos, 1,30 metro de altura e até noventa meses de idade.

A compra da cadeirinha
Ao adquirir o dispositivo, os pais devem ficar atentos a algumas questões. “É importante que eles observem como ele se adapta ao carro, além das facilidades de instalação. Também vale fazer com que o filho se sente na cadeirinha, a fim de avaliar se está confortável”, aconselha o engenheiro mecânico Celso Arruda, professor de segurança veicular do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Há cerca de 90 marcas de cadeirinhas no mercado nacional e as variações de preços são grandes, porém, isso não significa que seu filho correrá riscos se você optar por um modelo mais barato. “Todos eles têm o selo do Inmetro e, por isso, são seguros. Existem apenas algumas diferenças marcantes. O tecido pode ser antitóxico e à prova de inflamação ou não. Também há cadeirinhas que permitem várias posições de inclinação e apoios laterais, que proporcionam maior conforto à criança”, explica Arruda.

A maneira correta de se sentar
Não basta ter uma cadeirinha, é preciso saber colocar seu filho no dispositivo de forma correta. No caso do bebê conforto, as tiras devem ficar abaixo do ombro e ajustadas ao corpo, com um dedo de folga. Quanto à instalação, o cinto de segurança do veículo deve abraçar o bebê conforto e passar pelos locais indicados, sem que a cadeirinha se mova mais que 2 centímetros.

Ela também não pode reclinar mais do que 45° e deve ser instalada em um cinto de três pontos, preferencialmente, no centro do carro. “Em caso de capotamento ou colisão frontal, esta posição é a menos afetada”, observa Arruda. Outra exigência essencial quanto ao bebê conforto é que ele seja instalado de costas para o sentido do movimento.

Quanto à cadeira de segurança, note se o cinto do carro passa pelos locais indicados no produto e certifique-se de que ela não se move mais que 2 centímetros para os lados. A cadeirinha é posicionada de frente para o movimento, com o sistema de retenção de cinco pontos na posição vertical. Quando a cadeira é fixada, é necessária a utilização do clipe de segurança que trava o cinto.

O encosto de cabeça pode dificultar a instalação. Neste caso, será preciso levantá-lo ou até retirá-lo. Nunca coloque qualquer objeto entre a criança e a cadeira. Com relação à posição da criança, as tiras do dispositivo devem ficar acima dos ombros e ajustadas ao corpo da criança, com um dedo de folga.

Ao colocar seu filho no assento elevatório ou decidir se ele pode se sentar sem ajuda de dispositivos, note se o cinto passa no meio do ombro, no centro do peito e no quadril.

Seja qual for o dispositivo, não se esqueça de ler as instruções do fabricante e o manual do carro.

Outros cuidados
Há alguns outros cuidados que os pais precisam levar em consideração ao adquirir ou instalar a cadeirinha. Um deles é não reutilizar um dispositivo de outra criança. “Você não sabe quais foram os esforços a que essa cadeirinha foi submetida”, explica Cleto. Caso você tenha sofrido um acidente, pergunte ao fabricante se há necessidade de substituir o dispositivo.

Evite colocar qualquer tipo de almofada no pescoço do bebê. Não deixe objetos no tampão do carro, próximos às crianças ou no painel do motorista. Isso porque eles adquirem força durante um acidente e podem machucar o bebê e também os adultos. Nunca faça modificações ou acréscimos no dispositivo.

Fonte: https://bebe.abril.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *