Todas as dicas para você alugar carro no Brasil e no exterior

Um manual completo para fazer o aluguel de carro no Brasil e em outros países sem passar sufoco. Confira as dicas

Para conhecer algumas cidades do Brasil e do mundo, alugar um carro pode ser a alternativa mais econômica, prática e confortável. Veja abaixo tudo o que você precisa saber para alugar um carro durante uma viagem:

Em que destinos vale a pena alugar carro?

No Brasil, um país essencialmente rodoviário, o carro é útil em quase todos os destinos – mesmo com uma ampla cobertura de ônibus interurbanos.

No exterior, ele é ótimo quando você pretende explorar regiões rurais ou costeiras onde é muito trabalhoso circular de trem ou transporte público e em roteiros que a estrada faz parte da viagem, como a Rota 66, nos Estados Unidos.

Algumas cidades deste país também pedem carro, como Miami e Los Angeles. Também é bacana para ter um roteiro livre e flexível viajando por países da Europa, por exemplo.

Que documentos preciso para alugar um carro?

No Brasil, na maioria das locadoras você precisa ter mais de 21 anos e habilitação há mais de dois anos.

É comum precisar ter um cartão de crédito com limite para passar um valor de bloqueio para garantia.

No exterior, alguns países aceitam a CNH brasileira, mas é melhor levar a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Como tirar a permissão internacional para dirigir (PID)?

Para retirar a carteira internacional de habilitação, acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito do seu estado para ver as regras. Normalmente, é preciso uma cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com validade no período da viagem, da carteira de identidade e do passaporte e pagar a taxa de emissão.

Aí, é preciso ir até uma unidade do Detran (presente também em alguns Poupa Tempo ou órgãos estaduais que agregam serviços para cidadãos). Para mais informações, acesse o site do Denatran.

Como reservar o aluguel do carro?

Os sites das locadoras permitem que você faça tudo online introduzindo as datas e os destinos.

Sites como Kayak, o Rent Cars e Autoeurope buscam em várias empresas e mostram comparativos de preço.

O ideal é reservar com antecedência para conseguir tarifas melhores (ou promocionais) e não correr o risco de chegar ao destino e não ter veículo disponível ou o modelo que você deseja.

Preciso contratar o seguro automotivo?

Sim. O seguro básico é o chamado CDW – Collision Damage Waiver, que isenta você de pagar (exceto quando houver franquia) por danos em colisões.

Mas é bom adquirir também o TP (Theft Protection), contra furtos, e o Liability Insurance (LI) ou Extended Protection (EP), contra terceiros.

Há também o seguro da franquia, que reduz bem o valor ou até isenta o locatário de pagá-la em caso de sinistro e outras proteções adicionais como de reposição de chaves.

É melhor optar pelo seguro total, que inclui reembolso para colisão, roubo, furto, incêndio e danos a terceiros, sem franquia. Nem sempre ele está incluso na tarifa básica.

Em caso de pane elétrica ou defeito mecânico, algumas locadoras substituem o carro sem acréscimo de taxas.

Caso aconteça algum acidente, comunique o fato à agência e apresente o boletim de ocorrência registrado na delegacia de polícia em até 48 horas.

Em caso de roubo ou furto do carro alugado, procure uma delegacia de polícia mais próxima para registrar a ocorrência e comunique imediatamente à locadora de veículos.

Você é responsável somente pelas infrações que cometer durante a locação. No momento da devolução, não esqueça de “dar baixa” no veículo, registrando a hora em que você o devolveu.

Que cuidados devo tomar antes de alugar o carro?

Antes de sair da locadora, verifique se a documentação do veículo está em dia.

Cadastre todos os motoristas que vão dirigir. Se estiver viajando com crianças, peça cadeirinhas de acordo com a idade.

Faça uma vistoria minuciosa na lataria, no interior e nos acessórios do veículo. Exija uma vistoria completa e um recibo atestando suas condições para que não sejam feitas futuras cobranças.

Abra o porta-malas e veja se o estepe está em bom estado e se as ferramentas para a troca de pneu estão lá.

Se for percorrer longos trajetos, o plano com quilometragem livre é geralmente mais vantajoso; você paga a diária mais alta, mas pode rodar quantos quilômetros quiser.

Encha o tanque antes de devolver o carro. Locadoras costumam cobrar mais caro pelo litro de gasolina. E não atrase: a multa é de um terço da diária por hora de atraso.

Verifique se há taxa extra para a devolução em uma cidade diferente da que você retirou o veículo.

Como funciona o leasing de veículos no exterior?

O leasing de veículos é um esquema de arrendamento mercantil, como um contrato de aluguel em que você devolve o veículo se não quer mais ficar com ele.

Na Europa, você pode usar isso para turismo: as operadoras TT Operadora e Qualitours têm todo serviço pronto para você contratar.

O leasing só vale para quem vai fazer viagens longas, acima de 21 dias. Você sai com carro zerinho, sem limite de quilometragem, seguro sem franquia (o grande diferencial, na verdade) e assistência 24 horas.

E o preço é bem razoável – vale comparar com locadoras de carro e ver o que sai mais vantajoso.

Posso pegar o carro em um país e devolver em outro?

Sim, mas isso encarece bastante a viagem, pois são cobradas taxas para devolução em outro local. Se for dirigir por mais de um país, tente fazer um roteiro circular, que termina e começa no mesmo lugar.

Como alugar um carro de luxo?

Muitas agências são especializadas em veículos de luxo – veja com a Hertz Dream Cars, a Elite Rent e a Europe Luxury Car Hire.

Fonte: www.viagemeturismo.abril.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *