Vamos falar de estepe?

Há um projeto tramitando na Câmara dos Deputados que visa vetar, nacionalmente, o uso do modelo temporário. Confira a evolução desse item se segurança no mercado brasileiro.

É possível que o estepe temporário, padrão dos veículos que saem novos de fábrica, seja vetado no Brasil. O projeto de lei do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) passou no início do mês pela Comissão da Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados, tornando obrigatória a inclusão de um estepe do mesmo tamanho dos outros quatro pneus.

Se virar lei, todos os veículos comercializados no país, inclusive os importados, deverão seguir a nova regulamentação. As montadoras que a descumprirem terão de indenizar o proprietário com 10% do valor total do veículo, em até 30 dias. Os estepes temporários são mais finos e só podem ser utilizados em velocidade limitada de 80 km/h.

Nessa semana, o Blog da DPaschoal falou um pouco sobre a evolução do estepe no mercado brasileiro. Confira abaixo ou acessando http://blog.dpaschoal.com.br.

Vamos falar de ESTEPE?

Estepe no Brasil é sinônimo de “pneu sobressalente”, de fato um pneu que está aguardando ser acionado numa situação de emergência, que pode ocorrer com certa frequência para alguns motoristas e nunca para outros.

Mas o objetivo deste singelo post não é discutir a importância (ou não) do estepe, mas sim provocar um pouco vocês sobre a “evolução” do estepe no mercado brasileiro.

Ao longo dos últimos dez anos algumas montadoras instaladas no Brasil começaram a entregar veículos com ESTEPE diferente dos demais 4 pneus do carro, claro, numa lógica óbvia de reduzir espaços no porta malas (sério, não é pra reduzir custos, pois estes pneus são um pouco mais caro que os “normais” produzidos em larga escala). É interessante mencionar que em alguns casos algumas montadoras, quando colocam o pneu e a roda do estepe igual aos outros 4 pneus, até “vendem” isto como diferencial (o que não deixa de ser verdade…).

Quase a totalidade das montadoras no Brasil instaladas são multinacionais, e lá fora a muito tempo o conceito de ESTEPE vem sendo substituído por PNEU DE EMERGÊNCIA, e isto também ajudou a provocar um pouco da mudança que vemos em muitos veículos montados em nosso país e importados pelas montadoras.

Como o próprio nome diz este pneu reserva é para situações de EMERGÊNCIA, geralmente limitados a rodar no máximo a 80km/h e numa distância não superior a 50km. Estes pneus emergenciais limitam por exemplo uma prática comum dos motoristas brasileiros, incluir o ESTEPE no processo de rodízio e desta forma dar uma “esticadinha” no momento da troca. Mas do outro lado você tem um pneu bem mais leve e de fácil manuseio na hora de trocar, sem falar no espaço bem menor ocupado pelo ESTEPINHO no porta malas.

Fonte: www.segs.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *